A ver se nos entendemos...
Tendo em conta a controvérsia relacionada com o anonimato (online - porque eu não ignoro nenhum autor) nos blogues elaborados no contexto do desafio que em tempo vos lancei, espero, até às 20 horas da próxima 5ª feira (17/11), artigos de opinião, em cada um dos blogues, sobre a questão. Com a promessa que no dia seguinte (na aula de 6ª feira) se tomarão decisões definitivas sobre a questão. Esses artigos, por estarem relacionados, ainda que indirectamente, com o programa, serão avaliados, sendo certo que o pouco tempo de que dispõem será tido em consideração. Espero posts atentos e fundamentados.
Este blogue servirá, doravante, de apoio à cadeira de Direito da Comunicação, o que quer dizer que deverão visitá-lo todas as semanas, e sempre antes de cada 6ª feira, para o caso de eu ter necessidade de vos transmitir alguma informação.
Entretanto, e sem carácter vinculativo sobre a questão sub judice, fica o inquérito na coluna da direita, ao qual agradeço que respondam.
Este blogue servirá, doravante, de apoio à cadeira de Direito da Comunicação, o que quer dizer que deverão visitá-lo todas as semanas, e sempre antes de cada 6ª feira, para o caso de eu ter necessidade de vos transmitir alguma informação.
Entretanto, e sem carácter vinculativo sobre a questão sub judice, fica o inquérito na coluna da direita, ao qual agradeço que respondam.
6 Comments:
Sou contra o anonimato no âmbito da cadeira, já votei, e venho aqui assinar o meu voto, pois nem faço questão que seja secreto.
Se não se tratasse de um trabalho para a cadeira de Direito da Comunicação, o anonimato seria uma forma de manifestação igual a qualquer outra. No entanto, um texto anónimo não terá a mesma credibilidade que um texto de um autor sobejamente identificado e acreditado.
Entre nós, colegas, não sou nem a favor nem contra o anonimato... pura e simplesmente acho que estamos a entrar no campo da "peixarada" que o bom português tanto gosta e a complicar o que é simples... Se querem saber quem é quem, perguntem!
Não sou contra o anonimato na Internet até por questões de segurança... sei lá se não aparece um maluco qualquer a tentar encontrar-me, melindrado por algo que escrevi? já sabe que estudo na UBI, que tenho a cadeira de Direito da Comunicação... já só falta fornecer-lhe o nome para lhe facilitar a vida não? é um caso extremo e altamente improvável mas há malucos para tudo e se, realmente querem saber quem é quem, perguntem... mas na aula. Nada mais simples, acho que ninguém se vai recusar a responder.
O Culpado
poderemos comparar um blog a um fórum. ambos têm textos escritos por vários autores que podem ser comentados. a grande diferença é que nos blogs, apenas alguns autores podem começar tópicos - por vezes um autor único.
na minha experiência pessoal acerca dos fóruns descobri que quando um anónimo pergunta, responde ou argumenta sobre alguma coisa é naturalmente ignorado. raramente se encontra algo de confiança nas respostas dos anónimos. nunca ignoro uma resposta, mesmo que a coberto do anonimato.
a vergonha de ser ridicularizado com uma pergunta básica, o medo de ser espancado ao se manifestar contra determinada opinião ou simplesmente por uma questão de comodidade, o internauta esconde-se por detrás do biombo.
creio que ninguém reparou, mas escrevi um post no meu blog sobre usabilidade. de uma lista dos 10 erros mais frequentes nos blogs, ao utilizar o anonimato ferem logo o primeiro erro da lista. leiam o artigo do guru da usabilidade Jackob Nielsen sobre Weblog Usability: The Top Ten Design Mistakes
Na minha opinião os blogers anónimos não passam de uns cobardes!Também quero ver se gostam.
Isto de se abrir um "blog" como este tem os seus custos, ninguém pediu a minha opinião, ninguém disse para não a dar, portanto, cá vai:
1- Qual a necessidade de um "blog" deste tipo estar acessível a todas as pessoas com acesso à "internet"?
2- Existem dúvidas básicas que deveriam ter sido esclarecidas pelo professor na aula.
2.1- A avaliação do aluno será indivual, sendo avaliado por cada um dos "posts"?
2.2- A avaliação do "blog" é colectiva, independentemente, do contributo individual (partindo do princípio que nada é publicado sem passar pelo crivo do grupo)?
Na minha opinião uma avaliação deste tipo só fará sentido se cada aluno possuir o seu "blog".
Importa saber aquilo que se procura avaliar, a forma ou o conteúdo?
O domínio da técnica, é, também, relevante.
Como ter a certeza que um trabalho deste tipo, ainda que só, a nível técnico (o conteúdo, o tipo de escrita identifica-se, facilmente) não contará com a "ajuda" de terceiros?
A questão do anonimato é pertinente. Parece-me de excluir. Os alunos poderão usar "nick names" que sejam do conhecimento do professor e dos colegas.
Esse "nome" seria utilizado para "postar" e para comentar os "posts" dos colegas.
Muitas vezes os comentários são mais relevantes que o próprio "post".
Como o nome não remeterá para nada, deixo-vos o meu endereço: http://santamargarida.blogspot.com/encontrarão, ainda um "e-mail" algures num dos "posts" que poderão utilizar.
Caro Professor!
Queriamos esclarecer duas coisas:
1º no artigo "A ver se nos entendemos" é para em conjunto (elementos do blog) fazermos um artigo de opinião e colocar no blog?
2º no artigo "Tema a discutir nos blogues" é para cada elemento do blog comentar a frase? E é para levá-la para a aula ou é para cada um de nós colocá-la no blog?
Com os melhores cumprimentos, aguardo resposta...
efem3ro
Enviar um comentário
<< Home